Sexagem Fetal
- Home
- Nossos Serviços
- Sexagem Fetal
COMO FUNCIONA O TESTE DE SEXAGEM FETAL?
Durante a gestação, ocorre fisiologicamente a liberação de pequena quantidade de DNA do feto na circulação materna. Assim, através da análise de uma amostra de sangue da mãe é possível determinar o sexo do feto, a partir da pesquisa de regiões do cromossomo Y nesse material.
Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y nas suas células, sua presença indica um menino, enquanto sua ausência indica uma menina.
COMO FUNCIONA O TESTE DE SEXAGEM FETAL PARA GESTAÇÃO GEMELARES?
PARA GÊMEOS UNIVITELINOS
O resultado é valido para ambos os fetos.
PARA GÊMEOS BIVITELINOS
O resultado feminino é válido para ambos os gemelares. Já o resultado masculino, indica que pelo menos um dos fetos é do sexo masculino.
OBSERVAÇÃO:
Em gestação gemelar ou gestação por fertilização in vitro pode ocorrer a perda de um dos fetos. Esses casos podem gerar resultados falso-positivo (masculino).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Aproximadamente 5% das amostras podem apresentar resultado inconclusivo, os quais estão relacionados à baixa concentração do DNA fetal no plasma materno. Nestes casos, sugere-se a realização de um novo exame de 2 a 3 semanas após a primeira coleta.
PROGRAME-SE: Caso for realizar o “chá de revelação” procure agendá-lo de acordo com os prazos de entrega do resultado e prevendo possíveis prorrogações destes devido a intercorrências no processo, o que pode acontecer com todos os exames laboratoriais para garantir a qualidade dos resultados obtidos.
QUEM NÃO PODE FAZER O TESTE
- Pacientes que realizaram transplante de medula óssea, devido a presença do DNA do doador nas células sanguíneas da gestante.
- Pacientes que receberam transfusão sanguínea nos últimos 4 meses, devido a presença de células sanguíneas do doador no sangue da gestante por até 4 meses após a data da transfusão.
- Pacientes que fazem uso de anticoagulantes como enoxaparina (clexane), heparina liquemine), varfarina (marevan), etc, que podem inibir a reação.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDADE GESTACIONAL?
A eficiência e confiabilidade do TESTE DE SEXAGEM FETAL estão diretamente relacionadas à idade gestacional. Quanto maior o número de semanas de gestação, maior a quantidade de material fetal circulando no sangue da mãe e, consequentemente, maior a taxa de acerto do sexo do feto. Nos casos de idade gestacional igual ou superior a 8 semanas, o teste do HEMOLAB garante 99,0% de acerto. Nos casos de idade gestacional inferior a 8 semanas completas (7 semanas e 7 dias), o exame não deve ser realizado, pois pode ocorrer resultado falso-negativo (feminino), devido à baixa quantidade de DNA fetal na circulação.