Skip to content

Teste do Pezinho

O que é o teste do pezinho?

Teste do pezinho é um exame realizado preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê podendo ser realizado até o primeiro mês de vida.  Consiste na coleta de gotinhas de san­gue do calcanhar da criança que são colocadas em um papel de filtro. O exame é feito no calcanhar para facilitar o acesso ao sangue já que nele estão presentes muitos vasos sanguíneos.

O teste do pezinho ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas, e, dessa forma, caso seja identificada alguma alteração, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida, evitando complicações e promovendo a qualidade de vida da criança.

As principais doenças detectadas são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, dentre outras que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Com a ampliação do teste do pezinho, hoje, é possível identificar inúmeras doenças muitas vezes, raras.

Dessa forma, mesmo que não haja histórico familiar de doenças e que seu bebê tenha um nascimento saudável é extremamente importante e necessário a realização do TESTE DO PEZINHO.

COMO FUNCIONA O TESTE DO PEZINHO?

Recomenda-se que o bebê seja levado ao laboratório pelo seu responsável ou realizar o agendamento para atendimento domiciliar entre o terceiro e o quinto dia do nascimento, preferencialmente, para realização do teste. Fora desse período, o teste não é invalidado, mas a efetividade da análise pode ser reduzida.

Bebês prematuros ou que sofreram transfusão de sangue também podem realizar o exame. Porém, os exames devem ser interpretados com cautela e segundo orientação médica serem necessárias novas coletas para se chegar a uma conclusão.