Skip to content

Instrução de Exames

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS EXAMES LABORATORIAIS?

Exames laboratoriais são uma série de procedimentos solicitados pelo médico, a fim de complementar um diagnóstico, prevenir ou atestar uma doença.

Sua principal finalidade é auxiliar o raciocínio médico após a avaliação clínica realizada pelo profissional competente. O exame não substitui a opinião do clínico ou especialista. Portanto, deve-se sempre considerar a interpretação do médico junto ao histórico clínico do paciente.

Muitas pessoas confundem o que é um exame de sangue. Existem vários tipos de exames e em uma só amostra não é possível realizar todos os procedimentos ambulatoriais existentes, porque cada análise tem sua particularidade e exige um processo diferente. Por isso é necessário que haja um pedido especificando qual exame o médico quer.

O médico só solicita o que acredita ser importante naquele momento, de acordo com as queixas relatadas pelo paciente.

DIFERENÇA ENTRE O CHECK-UP E OS EXAMES DE RASTREAMENTO (SCREENING)

O Check-up, como muitos de nós já conhece, é uma avaliação de rotina associada a exames laboratoriais específicos, divididos de acordo com o sexo, faixa etária e histórico familiar. Os exames do check-up dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como tireoide, rins ou fígado, assim como as condições do sangue: níveis de açúcar, anemia, entre outros dados.

O Screening é uma opção de rastreamento precoce de doenças. A intenção é detectar a doença antes de o paciente apresentar todos os sintomas e realizar o tratamento na fase inicial, diminuindo a possibilidade de a enfermidade se tornar mais agressiva.

Cada vez mais pessoas saudáveis realizam os exames de screening. Procure o seu médico e se informe!

AS FASES DA ANÁLISE LABORATORIAL

1.

Fase pré-analítica: começa com o preparo correto do paciente e passa pela coleta, centrifugação, e conservação correta do material que será avaliado (sangue, fezes, urina, etc.);

2.

Fase analítica: etapa de execução do teste. Devido aos avanços tecnológicos os exames são realizados através de aparelhos automatizados que garantem uma maior exatidão nos resultados;

3.

Fase pós-analítica: é o processo de validação e liberação dos laudos. Encerra-se após o médico receber o resultado final e interpretá-lo.

NOTA: As condições pré-analíticas são as que mais podem interferir nas análises das amostras. O preparo adequado para o exame bem como o tempo de jejum, a pratica de atividade física, a ingestão de drogas, etc. têm impacto no resultado final. Em um aspecto mais amplo, considera-se a realização de cirurgias, transfusão de sangue. A coleta e o tratamento correto das amostras são de fundamental importância para um resultado confiável.

Orientações para exames

TEMPO DE JEJUM

Para vários exames é necessário o jejum de 8 horas. Da mesma forma, jejuns muito prolongados também podem prejudicar determinadas análises. Recentemente foram publicadas as conclusões do “ CONSENSO BRASILEIRO PARA A NORMATIZAÇÃO DA DETERMINAÇÃO LABORTORIAL DO PERFIL LIPÍDICO” que aboliu a necessidade de jejum para as dosagens de colesterol e triglicérides, mas, portanto, vários médicos ainda não adotaram esta recomendação para suas requisições e na prática ainda sugerimos o jejum anteriormente preconizado de 12 horas. Sempre que possível. De forma alternativa, principalmente para pacientes diabéticos que sofrem com jejuns prolongados pode-se realizar a coleta destes com 8h de jejum, contemplando assim a restrição alimentar para a avaliação da glicemia também. Em caso de necessidade e segundo recomendação de seu médico, o jejum poderá ser abolido, em qualquer ocasião sempre com a ciência ao laboratório para analisar possíveis impactos na qualidade dos resultados. GLICOSE PÓS-PRANDIAL

  • Comparecer ao laboratório pela manhã, após jejum de 8 horas para colher a primeira amostra de sangue.
  • Marcar o horário do início do almoço (1ª garfada).
  • Almoçar em no máximo 20 minutos.
  • Não ingerir nenhum tipo de alimento após o almoço até o horário da coleta, somente água é permitido.
  • Estar no laboratório 10 minutos antes da coleta para que o sangue seja colhido 2 horas após o início do almoço, o atraso invalida o exame.

PROLACTINA

Evitar esforços físicos e ginástica matinal antes da coleta. Ao chegar ao laboratório, o cliente deverá aguardar por no mínimo 30 minutos em repouso ou conforme orientação médica, assentado, antes de realizar a coleta. A coleta deve ser realizada preferencialmente até as 10:30 da manhã.

CORTISOL BASAL

Evitar esforços físicos e ginástica matinal antes da coleta. O material deve ser coletado por volta das 09:00 ou até as 09:30. Importante lembrar que há outros tipos de exames de cortisol, portanto, recomendamos que o paciente procure informações junto ao laboratório.

DOSAGEM DE PSA

Algumas situações podem interferir na dosagem do PSA, devendo ser observadas a seguintes condições:

  • Não fazer exercícios pesados pelo menos por 01 dia (andar a cavalo, bicicleta ergométrica, etc.);
  • Não manter relação sexual por 2 dias;
  • Não ter feito toque retal ou sondagem uretral há menos de 02 dias;
  • Não ter feito ultrassom trans retal há menos de 24 horas;
  • Não ter feito biópsia de próstata há menos de 30 dias;
Se ocorrer alguma das hipóteses citadas acima, esperar completar o tempo para a coleta da amostra ou seguir a orientação do seu médico.

URINA ROTINA, UROCULTURA E GRAM DE GOTA

  • Antes de realizar a coleta da urina, fazer uma higienização na região genital, ensaboando bem e enxaguando com bastante água. Enxugar com uma toalha limpa.
  • Colher, de preferência, a primeira urina da manhã. Desprezar o primeiro jato de urina no vaso sanitário e após alguns segundos, colher o jato do meio, diretamente no frasco.
  • Tampar bem, identificar o frasco com o nome completo e levar à unidade do Laboratório HEMOLAB mais próxima em até 3 horas, no máximo.
Caso não seja possível colher a primeira urina da manhã, colha a amostra de urina que tenha permanecido pelo menos 4 horas retida na bexiga.

Urina 24 horas

  • Ao levantar pela manhã, esvazie a bexiga e despreze toda urina no vaso. Marque o horário com precisão. Deste momento em diante, todas as vezes que urinar, o material coletado deve ser armazenado no frasco da urina de 24 horas, durante o dia e à noite sob refrigeração.
  • No dia seguinte, ao levantar, urine na mesma hora em que esvaziou a bexiga no dia anterior, guarde essa urina também no frasco.
  • Todo material (urina) coletado deve ser enviado ao laboratório, sem perda de nenhuma amostra. Caso em algum momento houver perda, desprezar toda urina e recomeçar a coleta em outro frasco.
OBS: Há diferentes tipos de exames de urina 24 horas, confira se o material deve ou não ser mantido sob refrigeração e qual o tipo de conservante será utilizador no frasco. Esta informação é fornecida no laboratório no ato do atendimento.

Parasitológico Comum / Pesquisa de Sangue Oculto

A amostra poderá ser coletada em qualquer horário, não precisa ser mantida sob refrigeração desde que seja guardada em local fresco e onde não haja incidência direta do sol. Defecar em um recipiente limpo de boca larga ou sobre papel toalha. Usando uma pazinha, coletar cerca de 2 a 3 porções das fezes e colocar no frasco usando o medidor fornecido. Para sangue oculto, sempre usar frasco sem conservante. No caso do Parasitológico, procurar homogeneizar as fezes com o líquido conservante o frasco.

FEZES COM CONSERVANTE (MIF)

  • Colher as amostras solicitadas em frasco fornecido pelo HEMOLAB, contendo a solução de MIF;
  • Cada amostra deve ser coletada em dias diferentes, consecutivos ou alternados;
  • Deve-se dar preferência à parte das fezes que contenha muco, pus, ou sangue, quando houver;
  • Com o medidor, quebrar as fezes dentro do líquido e misturar;
  • O frasco deve ser mantido fora do alcance de crianças, em local fresco sem abrigo de luz. Não é necessária a refrigeração;
  • Identificar o frasco com o nome completo e a data.
OBS: O MIF tem validade de 15 dias a partir da primeira amostra coletada.
Pela manhã, lavar várias vezes a boca com água filtrada, gargarejando e bochechando. Qualquer secreção nasal ou saliva deve ser eliminada. Faça várias aspirações profundas e tente tossir várias vezes expectorando conteúdo bronco alveolar (do pulmão). Colher o material em frasco estéril, fornecido pelo Laboratório HEMOLAB. Identificar o frasco com o nome, a data e a hora da coleta. Observar se a amostra está adequada (conteúdo bronco alveolar – escarro – e não saliva). Em caso de dúvida solicitar nosso profissional da coleta a avaliação do material. OBS: Para aumentar a quantidade de escarro, beba 2 copos de água na noite anterior ao exame. Não usar pasta de dente ou antissépticos antes da coleta.
  • O paciente deverá permanecer de 3 e 7 dias em abstinência sexual;
  • O material deve ser colhido em frasco estéril fornecido pelo laboratório;
  • O material deverá ser colhido preferencialmente no HEMOLAB, caso contrário, levar o material colhido ao laboratório no prazo máximo de 20 minutos;
  • É necessário justificar o motivo da coleta;
  • Caso tenha espermocultura no pedido, deve – se fazer assepsia da região genital e das mãos com água e sabão neutro antes da coleta. Enxague bem.

  • Informar o uso de antifúngicos nos últimos 3 dias.
  • Esse exame pode ser realizado em diferentes materiais clínicos (pele, pelos, unhas, secreções em geral e outros).
  • É necessário suspender o uso de medicamentos tópicos (pomadas ou cremes) ou de uso oral, no mínimo nos 5 dias que antecedem o exame.
  • Em coletas de unhas é necessário remover o esmalte pelo menos 3 dias antes da coleta.
  • Trazer alicate ou cortador de unhas de uso próprio, sempre que possível.